Santuário Nossa Senhora da Salette celebra 75 anos de uma história de amor.

Santuário Nossa Senhora da Salette celebra 75 anos de uma história de amor.

Por : Cintia Carmin

No dia 24 de março, o Santuário Nossa Senhora da Salette - de São Paulo - comemorou os seus 75 anos de fundação.

Até a chegada do grande dia,  o Santuário realizou uma série de atividades. Entre elas a de maior destaque foi o "Projeto Missão Paroquial" . Tendo como fundamento o Documento 100 da CNBB e para testemunhar Jesus Cristo na cidade, as lideranças, após um trabalho árduo de cadastramento des casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais, pertencentes à área paroquial, saíram em missão, juntamente com a Equipe Missionária de Marcelino Ramos, cumprindo o calendário de bênçãos e celebrações.  Ao todo a missão teve 520 bênçãos entre os dias 1º e 23 de março.

  No dia do aniversário, para comemorar o jubileu  foi realizada uma missa solene que contou com as presenças dos padres saletinos: Alfredo Granzotto; Nilto Gasparetto; Luciano Batista; Bolivar Hauck; Atico Fassini; Marcos Queiroz , Reitor e pároco do Santuário Salette/SP; Marcos Almeida, Santuário de Várzea Grande, MT ; Renildo Brito; João Holek e do Provincial Pe. Edegard Silva Junior.  Dom Sergio de Deus Borges, Bispo Auxiliar da Região Episcopal de Santana também se fez presente para este momento celebrativo do Santuário Salette.

  1. sacerdotes que passaram pelo santuário. Lembrou também dos leigos e leigas que atuam e atuaram na vida pastoral da igreja, fazendo-a o que ela é hoje.

Após a acolhida da comunidade que se fez presente, o superior dos padres saletinos, Pe. Edgard disse que voltar ao santuário para comemorar o jubileu era regressar à casa de Deus de quem somos propriedade.

  1. de cada uma das pastorais que compõem os Eixos: Diálogo; Testemunho; Anúncio e Serviço.

" Estas pessoas demonstram o vigor e a dinâmica deste santuário. Vejam quanto empenho e dedicação", ressaltou Pe. Edegard.

O Bispo regional de Santana, Dom Sérgio, em sua homilia, exaltou a coragem dos missionários saletinos ao iniciarem a missão. Tudo teve seu início na paróquia de Santana, depois veio a Santa Cruz e logo vocês desbravaram o alto de Santana. Quanta determinação em levar palava de Deus. Expostos às dificuldade de acesso, às doenças e isolamento da época. Com muita dedicação, o santuário foi crescendo e hoje estamos aqui, comemorando os seus 75 anos.

Dom Sergio também fez um balanço de quantos sacerdotes ali estiveram durante estes 75 anos, levando uma palavra amiga a quem procurava o santuário. Quantas famílias foram atendidas. Quantas orientações à casais. Quantas pessoas já passaram por aqui e continuam a passar  e que são acolhidas no amor fraterno do Pai e do carisma da reconciliação de Nossa Senhora da Salette."Com certeza foram muitas", destacou, Dom Sérgio.

Ao final da celebração,  embalados pelo Hino dos 75 anos composto pelos paroquianos maestro Enzo Bertolini e Raquel Carone, do ministério de música Renova-me  e que em sua letra nos diz :"75 anos de uma história de amor. Oh! Bela Senhora, envolta em luz. Reconcilia teus filhos com Jesus. Roga e intercede por nós", Nossa Senhora da Salette personificada caminhou até à frente do altar, trazendo nas mãos a Benção Apóstólica enviada pelo Papa Francisco e que foi lida aos presentes pelo superior saletino, Pe. Edegard.

Roguemos a Deus pelos 75 anos do Santuário Nossa Senhora da Salette.

 

Texto: Cintia Regina Carmin

Fotos: Jocely Araujo/ Oswaldo Araujo

Equipe de Comunicação do Santuário Nossa Senhora da Salette

 

Galerias de fotos