Palavra do Reitor

Palavra do Reitor

Por : Padre Marcos Almeida

Querido irmão e irmã, iniciamos este mês de março marcado por três grandes motivações religiosas em nossa caminhada de fé. No dia primeiro fizemos a abertura do tempo litúrgico da Quaresma com a Quarta-Feira de Cinzas. Este tempo litúrgico não é celebrada numa data fixa, visto que, a Páscoa é a data de referência, para todo o período quaresmal e para outras celebrações litúrgicas, Pentecostes, Corpus Christi, Santíssima Trindade. Explicando melhor, a Festa da Páscoa é celebrada sempre no primeiro domingo, seguinte à primeira Lua Cheia da Primavera (para nós, isso ocorre no Outono). Assim sendo, marcamos os quarenta dias que antecedem a referida festa com um tempo marcado pela Penitência, Jejum e Oração, para nos preparar para a festa da Ressurreição.

Outro acontecimento que marcará nossa caminhada ao longo deste mês é a festa de São José com o título de “esposo de Maria”. Existem ainda outras datas nas quais São José é comemorado com outros títulos, a exemplo de 01 de maio, quando o homenageamos com o título de “Operário”. Contudo, este é o mês da devoção mais forte a São José, cuja festa é celebrada sempre no dia 19. A solenidade de São José data do fim do século XV; ao longo dos séculos seguintes, o mês inteiro de devoção a São José tornou-se parte da tradição. Numa sociedade que parece desprezar a importância do matrimônio e da paternidade, São José, o esposo da Virgem é o homem que teve a responsabilidade de criar Jesus, é um incrível modelo de pai cristão, obediente e fiel.

Ao final do mês, dia 25, não podemos esquecer também, a festa da Anunciação que marca o anúncio do Anjo Gabriel à Virgem Maria que ela ficará grávida por ação do Espírito Santo. Período esse que antecede em nove meses a grande festa do Natal. Portanto, querido irmão e irmã, motivos e razões não nos faltam para vivermos com intensidade a nossa fé, durante todo este mês. Contamos com a sua presença para celebrarmos e vivermos juntos essas datas marcantes em nossa vida comunitária/espiritual.

Pe. Marcos Almeida, ms
Pároco e Reitor

Galerias de fotos

No momento, não existem galerias de fotos para esta notícia.