Missa do Lavapés 2016

Missa do Lavapés 2016

Por : Jocely Campos

Nesta quinta (24/03) foi celebrada no Santuário N.S. Salette de São Paulo a missa de Lavapés com a presidência do Pe. Marcos Almeida, recém empossado reitor, que marcou a celebração com sua homilia, também tivemos a presença do Pe. Alfredo Granzotto, Vigário Paroquial. O evangelho foi encenado por diversos componentes das pastorais, com destaque para Fred Pacheco da Banca Dom, fazendo o papel de Jesus. A celebração que abre o Tríduo Pascal teve a animação musical do Ministério de Música Renova-me e ao final ainda teve a renovação dos votos dos Ministros Extraordinários da Sagrada Eucaristia e dos coroínhas do Santuário.

A encenação teve falas decoradas, todas ao vivo, tendo como pano de fundo Jesus se colocando como servo dos demais ao lavar seus pés, seu maior apelo a viver a humildade.

Destaque também ao personagem de Judas feito pelo ministro da eucaristia “Chico”, que fez uma representação dramática da culpa sentida pelo apóstolo que trai Jesus.

Na homilia Pe. Marcos falou do Tríduo Pascal, e que Páscoa é o acontecimento mais importante de nossa fé, superando o Natal e lhe dando sentido. Ao terminar falou sobre a instituição da eucaristia, afirmando que a encenação era apenas uma lembranç

a, mas o milagre da eucaristia aconteceria de fato, assim como sempre acontece, na transubstanciação, quando o pão e o sangue se tornam de verdade o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, ali estava a realidade.

Ao final da celebração tivemos a renovação dos votos dos ministros, um breve momento de adoração seguido o translado das hóstias consagradas para o sacrário feito para esta finalidade ao lado do altar. Todos os adornos e flores são retirados do altar, a missa termina sem a benção e de forma silenciosa, iniciando-se a vigília que vai até as 24h00 e se reinicia às 6h00 da sexta-feira.

Na sexta-feira a vigília tem a cada hora um grupo de pastorais e um conjunto musical para acompanhar a cada hora, se revezando até as 15h00, quando se inicia a Celebração da Paixão e Morte do Senhor. A noite será realizada a procissão do Senhor Morto e Nossa Senhora da Dores saindo do Santuário ás 19h00 e 

percorrendo as ruas da paróquia pelo lado do Jardim São Paulo.

Fotos: Daniella Salette Araujo     Texto: Oswaldo S Araujo

 

Galerias de fotos