INÍCIO DA QUARESMA NO SANTUÁRIO SALETTE - SP

INÍCIO DA QUARESMA NO SANTUÁRIO SALETTE - SP

Por : Ir. Flávio

Em missa presidida as 15:00h pelo Pe. Bolivar, ms e concelebrada pelo Pe. Marcos, ms – reitor do Santuário Salette de São Paulo – e 19:30h presidida pelo Pe. Marcos, ms e concelebrada pelo Pe. Nilto, ms teve início o Tempo da Quaresma para os fiéis que acorreram ao Santuário Salette para participarem da missa e receberem a imposição das cinzas.

A homilia foi realizada pelo Pe. Marcos, ms que fez memória das primeiras Campanhas da Fraternidade ocorridas no Brasil, logo após período conciliar cujas temáticas, a Campanha da Fraternidade 2015 de certa forma tem seu ponto de partida para a reflexão da presença da Igreja na sociedade hodierna.
Ao longo de sua história, a Campanha da Fraternidade teve três fases.

A primeira delas, de 1964 a 1972, foi centrada nas questões da própria Igreja. A segunda fase, de 1973 a 1984, abordou de forma ampla as questões sociais do Brasil. A partir de 1985 começou a terceira fase, quando passaram a ser abordadas as questões sociais de forma mais específica.

É importante lembrarmos que, a partir do ano 2000, começaram a ser promovidas também, a cada cinco anos, as campanhas ecumênicas, em parceria com as denominações afiliadas ao Conselho Nacional de Igrejas cristãs (Conic). Assim, foram ecumênicas as campanhas de 2000, 2005 e 2010. (Cf. CNBB)

Galerias de fotos