Celebração da Paixão de Cristo 2017

Celebração da Paixão de Cristo 2017

Por : Oswaldo dos Santos Araujo
A Celebração da Paixão foi presidida pelo Pe. Marcos Almeida, e concelebrada pelos confrades missionários saletinos: Pe. Ático Fassini, Pe. Alfredo Granzoto, Pe. Luciano Batista e  Pe. Nilton Gaspareto e pelo Diácono Márcio Cesena que é a celebração marcada pela leitura do Evangelho da Paixão de Jesus.
 
A celebração teve sua homilia feita pelo Pe. Luciano que destacou as 7 frases de Jesus na Cruz, ele falou que todas as palavras e os ensinamentos de Jesus tem seu ápice no Calvário e para confirmar isto explicou que as primeiras palavras foram de perdão para seus algozes, quando ele pede:  “Pai, perdoai-lhes porque eles não sabem o que fazem” (Lc 23,34), depois uma palavra de esperança ao ladrão:“Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” (Lc 23,43).
 
Na terceira frase mostra toda a sua sensibilidade num momento de muita dor, quando Jesus nos dá sua mãe como nossa mãe:  “Mulher, eis aí o teu filho”…“Filho, eis aí tua Mãe” (Jo 19,26) e na quarta palavra de Jesus mostrou o que sentimos muitas vezes na dificuldade, a sensação de ser abandonado por Deus em “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?” (Mt 27,46)
 
Depois na quinta frase de Jesus na Cruz ,“ Tenho sede! ” (Jo 19,28), disse que a sede que Jesus sentiu era mais do que uma sede, mas uma sede de que as pessoas compreendessem seu amor  que o fez caminhar um caminho difícil, cair três vezes e estar ali por eles, é por esta incompreensão que Jesus sente sede.
 
A sexta frase, “Tudo está consumado” (Jo 19,30), Jesus disse com a pela convicção de ter cumprido o seu papel e feito a vontade do Pai
 
Na última frase Jesus entrega toda a confiança em Deus dizendo“Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23,46) e morrendo na cruz
 
E terminou dizendo que não devemos medir esforços para seguir Jesus, e que a recompensa que teremos é que seremos ressuscitados assim como Jesus.
 
Após a distribuição da eucaristia consagrada na quinta-feira durante o lavapés houve a exaltação a Santa Cruz e o beijo à cruz. Após a cerimônia os fiéis saem da Igreja silenciosamente. 

Galerias de fotos