CATEQUESE NO DIA A DIA

CATEQUESE NO DIA A DIA

Por : Mario Apone

Em recente palestra a um grupo de jovens, me perguntaram qual o texto dos Evangelhos que mais caracteriza a missão dos cristãos. Há perguntas que se respondem sem muito pensar. Estarequeria um pensar maior. Naquele lapso de tempo, entre o final da pergunta e o início da resposta, vários textos bíblicos vieram à mente.

Certamente, iluminado por Deus, lembrei-me do texto em que Jesus está na casa de Lázaro, Marta e Maria; irmãos entre si e amigos de Jesus. No Evangelho segundo João, capítulo 12, nos é relatado que Jesus estava à mesa com Lázaro e alguns amigos; Marta servia à mesa e Maria ungia os pés de Jesus.

Aprofundando esse texto, indo além do que as palavras simplesmente exprimem, é possível descobrirmos três características fundamentais dos cristãos: intimidade, missão e gratidão.

Sentar-se à mesa com os amigos mostra a intimidade que Jesus tinha com o dono da casa e seus amigos; a ação de Marta em servir à mesa, mostra o serviço, a doação sem recompensa, o serviço pastoral; e, finalmente, ungir os pés de Jesus, significa a gratidão sem limites
por aquele que se doou inteiramente a nós.

Intimidade, missão e gratidão são algumas das características que todo cristão deve ter e não podem faltar em nenhuma comunidade.

Galerias de fotos

No momento, não existem galerias de fotos para esta notícia.